Segurança da informação – Tipos de vírus

No que diz respeito à segurança da informação do utilizador, poucos problemas são tão potencialmente graves como os vírus. Pequenos programas com o único objetivo de causar danos ou aproveitar-se das fragilidades de um sistema, os vírus têm a capacidade de alterar o funcionamento normal de um computador, bem como roubar informações e apagar dados.

Os vírus são por isso uma das maiores ameaças à segurança da informação. Para melhor perceber o que são, deixamos de seguida uma lista dos principais tipos de vírus. Confira.

Quer saber como proteger o seu computador e assegurar a segurança da informação? Saiba mais no artigo “Proteja o seu computador com um antivírus”.

Segurança da informação – Tipos de vírus

Tipos de Vírus

– Arquivo

Geralmente com extensão .com ou .exe, estes vírus estão armazenados em arquivos executáveis. Ao ser ativado, ele irá rapidamente chegar à memória RAM antes do ficheiro original, infetando dessa forma todos os restantes ficheiros executáveis.

– Programa

Este tipo de vírus infeta outros ficheiros executáveis, alterando a sua função, e dessa forma, muitas vezes impedindo a utilização correta do computador.

– Cavalo de Troia

Como o próprio nome indica, este vírus surge disfarçado de modo a infiltrar-se no sistema. Depois de infiltrado, este vírus irá permitir o seu controlo remoto. Este vírus é uma grave ameaça à segurança da informação e dados do utilizador.

O vírus cavalo de Troia, além de permitir acesso remoto, pode ainda ter funções como apagar ou roubar dados, executar instruções de scripts, destruição de programas e aplicações, entre outras.

– Adware

Os adwares são vírus que têm como objetivo introduzir-se no browser de modo a mostrar publicidade. No entanto, este tipo de vírus começaram a evoluir, havendo hoje alguns que causa danos no computador, e outros ainda que têm a função de roubar informação do computador para passar a terceiros. A esta prática dá-se o nome de spyware.

– Macro

Criados através da linguagem de macros, este vírus funciona dentro de programas. Por exemplo, se abrir um ficheiro de Microsoft Word (.docx) que esteja infetado com este tipo de vírus, o vírus irá automaticamente ficar ativo, alterando os comandos normais desse programa.

– Worm

O vírus worm é um tipo de vírus bastante perigoso, acima de tudo pela rapidez com que se propaga. Através de um processo denominado de auto replicamento, este tipo de vírus infeta muito depressa outros sistemas, sendo por isso uma grave ameaça à segurança da informação desses computadores.

– Keyloggers

Aplicações que se encontram em vírus e que têm como função gravar o que o utilizador digita no teclado, de modo a descobrir senhas e passwords.

– Boot

Este é o vírus mais habitual e comum, bastando apenas colocar uma pen drive infetado no seu pc para ele ficar ativo e introduzir-se na drive. Ou seja, é um vírus que muito facilmente irá ameaçar a segurança da informação do seu computador.

– Spam

O spam é a prática de envio de emails não solicitados, geralmente com publicidade, mas que muitas vezes estão infetados com algum tipo de vírus.

Como pode ver, as ameaças à segurança da informação são várias, e como tal, é essencial manter o seu computador protegido. Além dos antivírus, também uma firewall é fundamental para a defesa do seu computador.

Saiba mais no artigo “Segurança da informação – proteja os seus dados com um firewall“.