Saiba o que é segurança perimetral
Na maioria dos casos, um alarme residencial é composto por elementos de deteção, dentro e fora de casa, e por elementos de dissuasão.
Contudo, para quem pretende uma segurança ainda mais eficaz, que funcione não só preventivamente, mas também, efetivamente para evitar a entrada de intrusos, o ideal é instalar um sistema de segurança perimetral.
De seguida pode saber mais sobre o que é segurança perimetral. Confira.
Segurança perimetral é um alarme residencial?
Segurança perimetral não é nada mais que um método de segurança de proteção do património, e que pretende prevenir e evitar a invasão da sua propriedade.
Este é um método considerado muito eficaz, tendo o objetivo não só de impedir que qualquer invasor entre no local protegido, mas também, alertar quando existe essa tentativa.
A segurança perimetral pode ser constituído por cercas de natureza elétrica ou não elétrica, sendo instalado na fronteira da propriedade.
Geralmente essa fronteira são muros, podendo no entanto a segurança perimetral ser instalada noutras estruturas.
Se instalar este elemento com o seu alarme residencial, pode então escolher entre cercas elétricas e não elétricas. As cercas elétricas necessitam de uma autorização, sendo obrigatório avisos visíveis.
Em relação às cercas não elétricas, existem várias alternativas. Concertinas, redes laminadas, pedaços de vidro, lanças protetoras, etc. Para uma proteção mais eficaz, recomendamos que prefira as opções que correspondem a uma estrutura mais complexa.
Quanto mais complexa for a cerca, mais difícil será para o invasor conseguir ultrapassar essa barreira.
No que diz respeito a cercas não elétricas, a opção que melhor complementará o seu alarme residencial é a concertina. Com quatro pontos de perfuração em cada lâmina, esta cerca é bastante cortante, impedindo qualquer tentativa de ser escalada.
Já relativamente a cercas elétricas, há várias opções, as quais abordamos com mais detalhe no artigo “Alarme residencial – Segurança com eletricidade“.
É importante salientar que a segurança perimetral sozinha não é suficientemente eficaz para manter a sua residência segura. Apesar de serem uma barreira importante, as cercas, qualquer uma, podem sempre ser ultrapassadas.
Como tal, é fundamental que a segurança perimetral seja apenas mais um elemento integrado num alarme residencial.