Dicas para projetar casas inteligentes

A tecnologia faz parte das nossas vidas, e cada vez mais estamos conectados ao mundo digital e inseridos em uma realidade de constante transformação, onde as novidades se sucedem diariamente.

Uma dessas novidades, que faz parte do mundo do cinema a décadas, mas parecia que levaria séculos para se tornar realidade são as casas inteligentes, que podem ser controladas por dentro e por fora e que têm funções que superam e muito as de um simples domicílio.

Entretanto não é ainda tão fácil encontrar uma casa conectada no Brasil e nem encontrar boas dicas para projetar casas inteligentes.

Que fique claro que a simples presença de alarmes residenciais controlados pelo smartphone e até mesmo câmeras de segurança que são acionadas pelo calor, além de outras tecnologias estanques, não configuram uma casa conectada, ou casa inteligente.

É por isso que te traremos dicas para projetar casas inteligentes que farão tanto os profissionais de arquitetura, como os construtores estarem muito mais próximos de tornar um futuro distante, em um presente palpável.

Casas inteligentes

A domótica, tecnologia de casas inteligentes

Inicialmente, vamos esclarecer um termo que talvez você não esteja tão familiarizado, a domótica. A domótica é uma palavra que une domos, que significa casas, com tica, de robótica.

Essa união significa que domótica é a tecnologia de casas inteligentes, que pode e deve fazer parte da casa desde o projeto inicial, pois diferentemente do que parece, os custos com domótica não são tão altos. Agora vamos às dicas.

Experimentar a tecnologia diante dos clientes para um melhor convencimento

Alguém que já tenha experimentado um ambiente totalmente automatizado e tecnológico nunca mais vai querer morar em uma casa, ou usar um ambiente como um escritório pessoal sem o uso total da tecnologia domótica.

Uma das melhores dicas para projetar casas inteligentes é permitir que ainda na fase de projeto, o cliente possa ter uma ideia dos benefícios da tecnologia domótica.

Testar diante dele um painel de controle residencial, mostrar como uma casa inteligente permite controlar tudo como a luz, a temperatura, os sensores, as câmeras, os alarmes, entre outras tecnologias, vai fazer o convencimento necessário para que o seu cliente entenda que vale muito a pena investir nesse tipo de tecnologia.

Instalar a automação de forma integrada

Assim que o usuário já tiver deixado claro quais são as suas necessidades, uma das principais dicas para projetar casas inteligentes é buscar soluções integradas de automação para controlar ambientes e também para programá-los.

Uma das possibilidades é programar como os ambientes vão funcionar durante a noite, para que ele desligue as luzes, feche cortinas, reduza o ar condicionado, tudo de uma vez.

É claro que o controle manual, ou individual continua sendo possível, mas a integração permite um controle mais simples e eficaz.

Contrate um bom eletricista

Um eletricista bem preparado, mesmo que não seja especialista em automação residencial, é essencial para a obra e para a instalação dessa automação.

Essa é das dicas para projetar casas inteligentes mais facilitadoras, pois um bom eletricista só precisa de algumas horas de treinamento para ser capaz de instalar todo o sistema automático.

Instale o sistema de modo a garantir a segurança

Uma das dicas para projetar casas inteligentes mais importantes é integrar principalmente o sistema de alarmes, para garantir uma melhor segurança ao ambiente.

A grande vantagem disso é que quando os alarmes, assim como as câmeras e seus sensores estão integrados ao sistema de domótica da residência, você evita a necessidade de conectar tudo a uma central.

Além de esse método ser mais seguro, é também mais barato, já que sabemos que as empresas de segurança não são nada baratas.

O sistema notifica o usuário diretamente no celular e mostra detalhadamente qual janela ou porta foi mexida, e em relação às câmeras, é possível ver em tempo real o que está acontecendo.