Conheça os diferentes tipos de alarmes de segurança

Cuidar da casa em que vive ou da empresa que possui se tornou algo muito comum hoje em dia, isso, se deve ao aumento da violência, pois, os criminosos não respeitam ninguém.

Uma das melhores opções para tentar se proteger da violência é instalar um ou mais alarmes.

Atualmente os sistemas de alarmes estão cada vez mais comuns, diferente de antigamente quando esses aparelhos só eram usados por famílias ricas. Assim são várias opções de alarmes disponíveis que cabem no bolso de qualquer pessoa.

Cada alarme traz as suas próprias características e que devem ser analisadas de forma individual para que a pessoa possa escolher a opção mais adequada para garantir a sua segurança, da família e também da empresa.

Apesar de ser indicada a procura por um profissional para aconselhar e ajudar na compra de alarmes, na verdade, nos dias de hoje qualquer pessoa pode comprar o seu sistema de segurança numa loja própria e montar no local que pretende.

É preciso tomar alguns cuidados durante a instalação dos alarmes para que não haja falha de segurança por má instalação, manutenção periódica e ainda o uso inadequado dos aparelhos.

Se não tiver conhecimentos necessários, o melhor é contratar uma empresa especializada que além de instalar os alarmes de forma profissional, ela terá também a obrigação de fazer a manutenção regular do sistema e ainda monitorar 24 horas por dia, para que as autoridades competentes sejam avisadas rapidamente do acontecimento.

Tipos de alarmes de segurança

diferentes tipos de alarmes de segurança

Sistemas de alarmes

Os sistemas de alarmes são compostos por vários aparelhos que são espalhados por diferentes cantos da casa, apartamento ou empresa.

Geralmente eles são monitorados 24 horas por dia por profissionais da segurança que ficam responsáveis por acionar as autoridades no caso de algo errado acontecer e em alguns casos, eles chegam a intervir para solucionar o problema. Os sistemas de alarmes podem ser encontrados para os mais diversos fins.

Detectores de movimento

São os alarmes mais conhecidos e também os mais simples. Eles funcionam como um sistema de alerta para intrusão dentro de um determinado espaço, entrando automaticamente em contato com as entidades adequadas para resolver problemas de incêndio ou assalto.

Geralmente os detectores de movimento são instalados no interior das portas e podem ser programados para ignorar animais de estimação.

Alarmes de portas

São os sistemas de alarmes mais simples de usar, eles devem ser colocados em todas as portas de ambientes exteriores, garantem o aviso de intrusão, porque sempre que uma porta é aberta o alarme é acionado.

Detectores de incêndio

Os alarmes detectores de fumaça devem ser prioridades em qualquer residência, pois, isso garantirá que as situações de incêndio sejam controladas a tempo.

Existem alguns sistemas que são capazes até de detectar um fogo latente, antes de iniciar as chamas. É possível encontrar também alarmes detectores de calor indicados para empresas, casas de férias, cozinhas e muitos outros espaços, já que tem como principal objetivo avisar quando a temperatura ultrapassar um limite definido antecipadamente.

Câmeras de vigilância

Esses alarmes também chamados de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) são os mais complexos de utilizar, mas também são os que oferecem mais segurança para uma residência.

As câmeras de vigilância permitem monitorar determinadas áreas onde elas são instaladas, usando um smartphone, tablete ou computador, permitindo assim que o espaço seja vigiado mesmo que a família esteja de férias ou tenha saído por algum motivo.

Quem trabalha fora pode ficar de olho em sua casa o tempo que quiser, para isso, é usado imagens das câmeras que são transmitidas online.

As câmeras de vigilância devem ser instaladas nas entradas das casas e dos prédios, espaços onde são realizados eventos dentre outros.

As câmeras de vigilância são consideradas por muitas pessoas como o melhor sistema de segurança existente no mercado e suas imagens podem até ser usadas como provas em processos judiciais.