Detetor de Gás Explosivo

A segurança não se limita à deteção e prevenção de intrusão. Há muitas outras vertentes que estão ligadas à segurança pessoal e de bens. Uma dessas vertentes é a deteção de gás explosivo. Especialmente útil para locais de acumulação de gases, como estacionamentos subterrâneos, mas também, em empresas ligadas a determinadas indústrias, a deteção de gases explosivos é essencial num sistema de alarme.

No entanto, este equipamento pode ser também vantajoso num sistema de alarme residencial, como forma de detetar fugas de gás. Para saber mais sobre como escolher um alarme residencial, consulte o nosso artigo “Escolher um Alarme Residencial”. Confira de seguida as características que deve procurar em empresas de segurança para um detetor de gás explosivo.

Detetor de Gás Explosivo

O que é um detetor de gás explosivo

Um detetor de gás explosivo é um equipamento que irá detetar várias concentrações diferentes de diversos gases como o propano, o butano, o metano, o GPL e o acetileno. Estes equipamentos fazem a deteção em dois níveis abaixo do limite inferior de explosividade, trabalhando de forma autónoma, ou ligada a uma central de alarmes. Confira de seguida como escolher um detetor de gás explosivo quando estiver à procura de soluções em empresas de segurança.

Escolher um detetor de gás explosivo

Ao procurar sistemas de deteção de gases explosivos em empresas de segurança, irá deparar-se com vários equipamentos. Para o ajudar a escolher um entre as várias opções dadas pelas empresas de segurança que procurar, deixamos aqui as características que consideramos essenciais num detetor de gás explosivo. Saiba mais.

Sensibilidade de deteção

Como referimos em cima, este equipamento deve funcionar com vários níveis de sensibilidade de deteção dos gases explosivos. Assim, ao procurar em empresas de segurança, pesquise equipamentos com os seguintes níveis de sensibilidade.

Nível 1

– 10% Limite inferior de explosividade (0.5% metano);
– 12.5% Limite inferior de explosividade (0.22% isobutano).

Nível 2

– 20% Limite inferior de explosividade (1.0% metano);
– 25% Limite inferior de explosividade (0.45% isobutano).

Estes equipamentos estão projetados para trabalhar à pressão atmosférica normal (desde os 86 aos 106 KPa). Confira de seguida as características técnicas que deve procurar um equipamento desta natureza quando estiver a procurar empresas de segurança.

Características técnicas de um detetor de gás explosivo

Na sua procura por soluções de deteção de gases explosivos em empresas de segurança, deve avaliar muito bem as características técnicas do equipamento. As seguintes características são consideradas adequadas:

– sinal acústico;
– uma saída de relé (máximo 250 V / 5 Amp);
– alimentação – 12 Vdc (stand by 100 mA)
– tempo de vida mínimo de 5 anos;
– temperatura de funcionamento (variação de -10Cº a 40Cº).

Como escolher empresas de segurança

Ao procurar por empresas de segurança, deve não só avaliar todo o sistema disponível e os seus equipamentos, mas também, a sua reputação. Existem muitas empresas de segurança no mercado, e nem sempre as que têm os melhores equipamentos são os que têm melhor serviço.

Se pretende apenas um detetor de gás explosivo que não esteja ligado a uma central de alarmes, então sim, deve preocupar-se apenas e só com a qualidade do material.

Já se pretende que o detetor esteja integrado num sistema de alarme mais completo, ligado à central, então deve ter em conta vários fatores na sua escolha.

Para saber mais sobre como escolher empresas de segurança, consulte o nosso artigo “Empresas de segurança – como escolher”.