União Europeia pretende reforçar a segurança automóvel em 2021

Devido ao elevado número de vítimas mortais que, todos os anos, se registam nas estradas, a União Europeia exige que todos os automóveis novos sejam, desde logo, equipados com determinados sistemas de segurança.

Este objetivo que se pretende ver implementado em 2021, visa que os veículos se tornem cada vez mais seguros e que a taxa de acidentes e, consequentemente, de sinistralidade nas estradas seja reduzido.

Embora alguns dos veículos automóveis existentes possuam já alguns destes sistemas, alguns novos sistemas, passarão a ser obrigatórios em todos os veículos fabricados depois da entrada em vigor desta diretiva.

A União Europeia quer assim que os países seus integrantes adiram ao plano “Vision Zero”, trata-se de um plano cuja meta é uma maior segurança nas estradas, através de um sistema rodoviário com uma taxa de sinistralidade reduzida.

A Suécia foi o país pioneiro do “Vision Zero” quando, em 1997, implementou diversas medidas no sentido de aumentar a segurança no trânsito. Ver na Wikipedia →

Este plano teve vários países seguidores que igualmente o adoptaram. O sucesso foi tal que se estendeu a outros grupos que não só os do condutor comum.

O plano foi, por isso, acolhido por vários países tendo inclusivamente sido, nos Estado Unidos da América, relacionado com a saúde pública, onde o número de acidentes mortais rodoviários se equiparava à taxa de mortalidade por doenças consideradas curáveis.

Fique a saber quais os sistemas de segurança que serão obrigatórios incluir, em 2021, nos automóveis, segundo as regras a UE:

Este último sistema não é novidade nos dias de hoje, principalmente, nos automóveis mais recentes, sendo a única diferença que este sistema melhorado ligará automaticamente os 4 piscas numa situação de travagem.

No que diz respeito ao alcoolímetro, todos os veículos deverão ter capacidade para instalar o sistema, embora, não seja desde logo obrigatório que o mesmo seja instalado em fábrica.

O assistente de velocidade que hoje em dia não é um processo automático e sim uma função pela qual podemos optar caso pretendamos manter a velicidade, pelo contrário, nos novos automóveis esta será instalada de origem e, contrariamente ao que conhecemos agora, a opção será de o desligar.

O registo de dados é uma grande novidade nas estradas. Trata-se de um sistema que equivalente à “caixa negra” dos aviões.

O crash test sofrerá algumas atualizações, sendo alargado a todo o veículo.