Sistemas de Segurança Ativa e Segurança Passiva
No que diz respeito à segurança do ramo automóvel, é importante mencionar que existem algumas diferenças que visam essencialmente a segurança do veículo, do seu condutor e ainda de outros condutores que se cruzam. Uma das grandes diferenças é a existência de segurança ativa e segurança passiva, cada uma com as suas características, mas ambas têm como principal objectivo minimizar a possibilidade de um acidente.
Como é fácil perceber pela descrição, um dos tipos de segurança está inteiramente ligada ao tipo de características que os condutores vão encontrar no próprio veículo que estão a conduzir, sendo assim fácil perceber que existem vários factores a ter em consideração para conseguir evitar ou não um acidente. Por outro lado, existem momentos que é inevitável o acidente, por isso a segurança passa também pela necessidade de minimizar o efeito deste nos passageiros do veículo, ou seja, reduzir as lesões que o acidente possa causar.
Sistema de Segurança Ativa
O sistema de segurança ativa tem como principal objectivo minimizar as possibilidades de alguém ter um acidente durante o momento em que se encontra em circulação. Este sistema está inteiramente ligado ao conjunto de componentes e características que o veículo coloca à disposição dos condutores para evitar as situações complicadas.
Estes componentes dependem de veículo para veículo, assim como de marca para marca, já que é do conhecimento geral que existem algumas marcas no mercado que primam essencialmente pela segurança em detrimento do design, ao contrário de outras que apesar de não descurarem da segurança, as aplicações de design feitas transmitem menos garantias para os condutores do que na realidade era esperado.
Como bons exemplos de componentes que contribuem para uma excelente segurança ativa, é importante referir os seguintes:
- Bom sistema de travagem;
- Bom conjunto de pneus;
- Bom sistema de suspensão;
- Boa visibilidade em praticamente todos os ângulos do veículo;
- Bom sistema de limpeza para os vidros (para as mais diversas situações metrológicas);
- Boa qualidade do posto de condução para comodidade no momento de circulação;
- Bom controlo de estabilidade e tracção do veículo;
- Boa aerodinâmica do veículo;
- Boa ergonomia dos diferentes comandos;
- Bom sistema sonoro;
- Boa iluminação no interior e exterior do veículo;
- Correcta disposição dos comandos, cinzeiros, etc;
- Existência de kit mãos livres para utilização do telemóvel;
- Bom sistema de ar no interior do veículo, para o desembaciamento dos vidros.
Sistema de Segurança Passiva
Mesmo com um fantástico sistema de segurança passiva, existem momentos que são incontroláveis e por isso os acidentes acabam por acontecer quando menos se esperam. Por isso, a preocupação dos condutores e consequente sistema de segurança passa a ser outra, isto é, já que o acidente aconteceu e não foi possível contornar essa situação, o melhor é minimizar os efeitos que este teve nos passageiros que se encontram no interior do veículo.
Reduzir as lesões que possam ocorrer é a principal preocupação do sistema de segurança passiva. Estes sistemas são conseguidos através de várias simulações de acidentes variados e de todo o tipo, realizados com bonecos monitorizados, que têm o objectivo de tentar prever o que vai acontecer nos momentos dos acidentes, conseguindo assim conseguir controlar algumas situações no interior e exterior do veículo para que os passageiros sofram o mínimo possível.
Assim, para um sistema de segurança passiva de grande qualidade, o veículo deverá apresentar os seguintes componentes:
- Airbags frontais e laterais de qualidade e resistentes;
- Barras protectoras na zona das portas, resistentes para aguentarem embates;
- A carroçaria do veículo deverá ter uma estrutura de deformação programada, ou seja, é a carroçaria que absorve toda a energia transmitida durante o acidente, mantendo o interior do veículo o mais indeformada possível;
- Os bancos devem ter as características necessárias para evitar que as pernas do condutor penetrem na zona dos pedais no momento do embate;
- Os encostos de cabeça devem ser reguláveis em altura principalmente;
- Os cintos de segurança devem ter a tensão adequada para evitar projecções e ao mesmo tempo para não magoar o corpo.
E pronto, assim relembrámos quais as principais diferenças entre estes sistemas de segurança. Aproveite e veja também mais dicas de como se manter em segurança no seu dia a dia.