Proteção contra incêndios

A segurança de uma habitação ou de uma zona comercial não diz apenas respeito às possíveis intrusões de ladrões ou outros criminosos.

A segurança dos bens e das pessoas que aí vivem abrange ainda um conjunto de outros elementos, como fugas de gás, níveis elevados de monóxido de carbono, quebras de vidro, e claro, incêndios.

É por isso natural que as melhores empresas de segurança ofereçam hoje em dia uma seleção diversificada de serviços, entre os quais sistemas de proteção contra incêndios.

Conheça de seguida as vantagens de ter este sistema, e ainda, como este funciona.

proteção contra incêndios

Vantagens de ter um sistema de proteção contra incêndios

Os sistemas de proteção contra incêndios são muitas vezes colocados de parte quando se escolhe um plano em empresas de segurança.

Afinal, as probabilidades de ocorrer um incêndio não são assim tão altas. Contudo, tal como em todas as outras situações, como roubos, fugas de gás, e outros, o sistema é fundamental para quando realmente acontece.

Assim, se está a pesar os prós e os contras em adquirir um sistema de proteção contra incêndios, conheça aqui as principais vantagens em tomar esta opção.

Antes de mais, ter um sistema de proteção contra incêndios permite a monitorização constante de quaisquer sinais de fogo ou de alterações no ambiente. Caso ocorra, o sistema atua e extingue o incêndio automaticamente. Desta forma, os riscos de danos pessoais ou materiais, ou mesmo perda total de bens, são mínimos.

Além disso, ao escolher este sistema em empresas de segurança, terá direito a manutenção periódica, e ainda, a serviço técnico caso o sistema detete alguma falha de funcionamento.

Como funciona um sistema de proteção contra incêndios

Ao entrar em empresas de segurança com o serviço de proteção contra incêndios, descobrirá que o funcionamento é idêntico em todas. Assim, o sistema é composto por 4 fases: vigilância, deteção, alerta e resposta.

O sistema de proteção contra incêndios está constantemente alerta no que diz respeito a qualquer sinal de alteração no ambiente. Caso se detete algum sinal de alarme, ocorre a ativação do sistema de extinção. O incêndio é assim automaticamente extinto, sendo enviado um sinal para a central das empresas de segurança.

Esta inicia uma operação de resposta, na qual enviarão um profissional à habitação. De seguida saiba mais sobre os sistemas de deteção e de extinção.

Sistemas de deteção

Um sistema de deteção tem a função de detetar qualquer sinal de incêndios ou de alteração de algumas variáveis ambientais. Dependendo das empresas de segurança onde procure este serviço, encontrará diversos tipos de serviço, desde o mais convencional ao inteligente.

Assim, entre os vários sistemas de deteção poderá optar por sensores de aplicação linear, pontual, ótica ou volumétrica. Há ainda detetores ambientais. Os sinais que podem fazer o sistema dar o alerta e acionar os meios de extinção são temperaturas elevadas, fumo, chamas, monóxido de carbono ou misturas de natureza explosiva.

Existem empresas de segurança que têm sistemas que podem ser ligados de forma remota, permitindo também a visualização do seu estado.

Sistemas de extinção

O sistema de extinção tem como função apagar o incêndio, existindo várias opções consoante as necessidades do local protegido.

Assim, entre as várias soluções de extinção que as empresas de segurança oferecem incluem-se aspersores, pulverizadores automáticos, redes hidráulicas, sistemas de espuma, bocas de incêndios e extinção por gases, entre várias outras possibilidades.