O que é espionagem industrial
A espionagem é algo que acompanha a história da civilização humana. A tentação de perceber o que é que os adversários estão a fazer, para assim poder fazer igual ou melhor, é algo que sempre existiu, e sempre continuará a existir. Contudo, o facto de ser algo habitual, isso não significa que seja legal. A espionagem, como a industrial, significa normalmente problemas, caso caia em mãos erradas, e prejuízos para a empresa “roubada”. Saiba mais sobre o que é a espionagem industrial, a sua história, e ainda, o que é segurança da informação.
Espionagem industrial
A espionagem, seja industrial, seja de qualquer outro teor, é tão velha quanto a civilização humana. No entanto, a espionagem atingiu o seu pico máximo durante a Guerra Fria entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética, que procuravam através desta atividade conseguir informações estratégias que lhes dessem algum tipo de vantagem no cenário mundial.
Com o fim da Guerra Fria, a maior parte da atividade de espionagem migrou para outras áreas, menos bélicas, mas mais lucrativas. Surgiu assim em força a espionagem industrial. Esta é especialmente focada nas áreas financeiras, comercial e industrial. A segurança da informação tornou-se assim cada vez mais um requisito essencial para a maior parte das empresas, que dessa forma tentavam não perder informações exclusivas para os seus concorrentes.
A espionagem industrial é assim a ação de uma ou mais pessoas, na tentativa de “roubar” informações e segredos de outras empresas, para o seu interesse próprio ou para o interesse de outras empresas. Esta prática ilegal consiste na infiltração de pessoas em áreas específicas, recrutamento de funcionários, antigos ou atuais, interceção de comunicações, chantagem, etc. Este tipo de roubo, a nível empresarial, pode trazer graves prejuízos para a empresa detentora dessa informação, e até mesmo, revelar-se perigoso, quando essa informação é delicada e cai em mãos erradas.
Com o aumento da espionagem industrial, cada vez mais empresas começaram a tomar consciência da necessidade de segurança de informação, aumentando assim os mecanismos necessários para garantir essa segurança de informação. Há no entanto ainda muitas empresas que ainda não tomaram essas medidas, por acreditar que não serão alvo deste tipo de atividade, encontrando-se por isso frágeis e tornando-se vítimas fáceis de espionagem industrial.
Como se proteger contra a espionagem industrial
A segurança da informação é assim cada vez mais uma necessidade premente para as empresas, devendo por isso adotar um sistema de inteligência adequado. Este deve ser complementar ao seu sistema de segurança normal, e apostar em medidas preventivas, no sentido de detetar ações suspeitas, sejam elas físicas ou online. Além disso, um dos pontos mais vulneráveis é o sistema de comunicação, devendo por isso também ser alvo de um sistema de segurança. As comunicações são geralmente um dos meios mais utilizados para recolher informações alheias, sendo por isso um dos elementos que deve ser tido em conta na segurança da informação.
Por fim, para que um sistema de segurança da informação seja totalmente eficaz, é essencial a participação dos funcionários da empresa na sua política de segurança. Todos eles devem conhecer e ter consciência dos seus deveres e da sua responsabilidade da segurança da informação da empresa.
Se tem uma empresa, e ainda não tem um sistema de segurança da informação, está na altura de colocar essa hipótese. Proteja o que de mais precioso tem a sua empresa, garantindo o seu sucesso.