Novas tecnologias em sistemas de segurança activa

O sector automóvel está em constante mudança devido aos avanços tecnológicos. Todos os anos saem para o mercado carros com novas funcionalidades para o bem-estar e a segurança do condutor e restantes passageiros. Muitas vezes, quando se pensa nestas funcionalidades, quase nem nos apercebemos que são sistemas de segurança activa.

Para clarificar, um sistema de segurança activa são as funcionalidades e partes de um automóvel que podem evitar e prevenir um acidente. Dentro deste sistema estão os travões, a suspensão, os espelhos, o sistema ABS – que veremos mais à frente-, entre outros.

Contrariamente a este sistema, o sistema de segurança passiva inclui tudo o que minimiza os danos no caso de acidente. Neste sistema cabem os cintos de segurança, o airbag e o encosto de cabeça, por exemplo.

sistemas de segurança activa

A inovação e a introdução de novas tecnologias no ramo automóvel nota-se, sobretudo, nos sistemas de segurança activa. Estes novos recursos são essenciais para que o próprio automóvel assista o condutor na sua viagem das mais variadas formas.

1. Alerta de Transposição Involuntária de Linha

Através de sensores de infravermelhos apontados para o chão, o automóvel consegue detectar quando o condutor transpôs os traços contínuos ou descontínuos sem fazer pisca. Assim que isso acontecer, o sistema emite um alerta.

Este sistema pode evitar um acidente caso o condutor adormeça, por exemplo.

2. Luzes direcionais

Estas luzes adaptam-se à viragem dos veículos. Desta forma conseguem acompanhar toda a viagem e fazer com que o condutor se aperceba do caminho, no caso de a estrada não ter luzes.

3. Head-Up Display

O Head-Up Display é um sistema de segurança activa que projecta informações numa placa transparente em frente ao condutor ou mesmo no para-brisas. Estas informações tanto podem relacionar-se com o trânsito em si – sinalização, por exemplo -, como se relacionam com a navegação – velocidade.

Assim, o condutor não tem de desviar o olhar da estrada para receber as informações que se encontram no painel.

4. Hill Start Assist e Hill Descent Assist

Os pontos de embraiagem podem ser traiçoeiros, principalmente se o carro se encontrar inclinado. Daí que o Hill Start e o Hill Descent Assist sejam das tecnologias com mais êxito no ramo automóvel.

Estas funcionalidades assistem o condutor no ponto de embraiagem impossibilitando que o automóvel descaia. No momento em que se tira o pé do travão o carro imobiliza-se durante cerca de 2 segundos. A partir de inclinações de 3%, este sistema de segurança é activado.

O Hill Start e o Hill Descent Assist também funcionam em descidas muito inclinadas, não permitindo que o carro avance rapidamente.

5. ABS

Este sistema de segurança activa é daqueles que já toda a gente conhece o nome. O ABS é, assim, um sistema anti-bloqueio de travagem. Ou seja, assegura que, numa travagem repentina, o carro não deslise devido ao bloqueio das rodas. A travagem torna-se mais eficiente e ainda faz com que o condutor tenha mais controle sobre o carro.

6. Cruise Control

O cruise control começou por ser apenas um marcador de velocidade, para que esta seja sempre constante sem que o condutor tenha os pés nos pedais. O que era benéfico apenas em termos de conforto, principalmente para viagens longas, agora tomou um novo rumo.

Este regulador de velocidade também já pode ser adaptativo. Isto é, o próprio veículo apercebe-se dos carros que o rodeiam e ajusta a velocidade. Consoante a distância de segurança do carro em frente, esta funcionalidade assegura que esta é mantida abrandando e retomando a velocidade.

Estes são apenas alguns dos sistemas de segurança activa que já se encontram pelo mercado. Se o conforto é de extrema importância dentro do carro – principalmente para quem o está a conduzir -, manter a segurança e prevenir acidentes também o é.

A inovação e a tecnologia trazem ao sector automóvel novas funcionalidades todos os anos. O objectivo é simples: assegurar uma melhor condução e diminuir a sinistralidade nas estradas.

Saiba mais sobre sistemas de segurança activa.