Como montar uma empresa de segurança e vigilância?

Hoje em dia, o mundo está muito violento, por isso, para quem tem condições financeiras a dica é contratar uma empresa de segurança e vigilância para cuidar não só da sua residência como também da sua empresa.

Para cuidar do bem estar próprio e das pessoas próximas, não há nada melhor do que contratar uma empresa de segurança responsável que faça realmente o seu trabalho.

Para quem pretende investir em um negócio lucrativo, uma boa ideia é montar uma empresa de segurança e vigilância e para isso aqui vão algumas dicas importantes para obter sucesso nesse ramo.

Como montar uma empresa de segurança e vigilância?

Empresa de Segurança e Vigilância

Mercado

O mercado das empresas de segurança e vigilância está cada vez mais amplo devido ao aumento da violência, são assaltos, roubos e tudo mais em empresas de diferentes portes e também nas residências.

Concorrência

São muitos os concorrentes das empresas de segurança, porque já existem companhias que já fizeram o nome no mercado, assim as empresas novas devem seguir o caminho correto para ter a confiança e a credibilidade das grandes empresas.

Para conseguir espaço no mercado, a empresa de segurança e vigilância deve possuir estrutura, profissionalismo e recursos necessários para oferecer os melhores serviços.

Para ser competitiva a empresa precisa oferecer recursos para instalações de serviços que sejam abrangentes e de qualidade, sendo que as empresas de segurança precisam respeitar o foco principal de suas atividades que é garantir segurança.

Como estratégia para concorrer com as grandes empresas de segurança e vigilância recomenda-se a adequação de processos de acordo com as tendências do mercado para a qualidade, para que os serviços sejam alinhados ao que é procurado e praticado no mercado.

Estratégia

As empresas de segurança e vigilância devem organizar seus serviços conforme as necessidades sentidas no mercado que poderá abranger a segurança comercial e residencial.

Para isso, antes de planejar quais serviços irá oferecer é fundamental que haja uma pesquisa e estudo de mercado para identificar os nichos que representarão uma oportunidade para uma nova empresa de segurança e vigilância.

Estrutura

Uma empresa de segurança deve contar com uma estrutura completa composta por: escritório, recepção, setor de contabilidade e de pessoal e sala para realizar palestras e treinamentos.

Caso a empresa também trabalhe com armas, é preciso que o porte seja adquirido na Polícia Federal e como uma norma de segurança, é preciso que o porte das armas seja desenvolvido pelos vigilantes e seguranças depois do expediente.

Equipamentos

As empresas de segurança precisam de certos equipamentos que são indispensáveis, são eles: rádio de comunicação, armas, no caso de o serviço exigir porte de arma, uniformes completos com camisas, calças, tênis, bonés, botas e apito com cordão. Para montar o escritório é necessário a compra de computadores e impressoras e material de escritório.

Pessoal

Os profissionais de uma empresa são fundamentais para o sucesso de uma empresa seja qual for seu ramo.

Em uma empresa de segurança e vigilância, os seguranças contratados devem ser treinados, precisam ter mais de 21 anos, altura mínima de 1,70 m e ensino médio completo, porque as atividades de segurança exigem julgamentos de valor e ainda raciocínio e questão ética, especialmente, se os profissionais andarem armados.

Já para profissionais que prestarão serviços de vigilância não armada, os requisitos não são tão exigentes, entretanto nos dois casos de seleção de pessoal, tanto para vigilantes como para seguranças, é necessário o recrutamento e seleção com testes psicológicos e exames de aptidão física.

Serviços oferecidos

As empresas de segurança e vigilância, geralmente disponibilizam os seguintes serviços: vigilância e segurança patrimonial, serviço prestado para instituições financeiras ou estabelecimentos que guardam valores patrimoniais ou documentos importantes; garantia de integridade física de pessoas, serviço para condomínios residenciais ou prédios empresariais, e por fim, transporte de cargas importantes, esse serviço é para bancos, empresas varejistas, dentre outras.

Cursos e treinamentos

As empresas de segurança devem organizar cursos e treinamentos específicos para capacitar seus profissionais para exercer todos os serviços de qualidade.