Segurança da informação – como proteger o seu email
Um dos meios de comunicação mais utilizados atualmente é o endereço de email. São já muito poucas as pessoas que não têm um, mesmo que apenas o utilizem esporadicamente.
Contudo, com a evolução das tecnologias de informação, ter um email tornou-se fundamental. Sendo algo tantas vezes usado e que funciona como ligação entre a Internet e o seu computador ou dispositivo, é preciso saber protegê-lo.
Confira de seguida várias dicas de segurança da informação – como proteger o seu email.
Dicas para proteger o seu email
A segurança da informação é hoje em dia essencial para proteger os seus dados. Como tal, é imperioso saber proteger o principal canal de comunicação online. Confira de seguida algumas dicas importantes para a segurança da informação no seu email.
– Sempre que recebe arquivos executáveis como .zip, .bat ou .exe, mesmo que venham de fontes em quem você confia, deve desconfiar e verificar com o antivírus. Aliás, sempre que receber quaisquer programas por email deve executar o antivírus. Já arquivos enviados por fontes desconhecidas, mesmo que o antivírus não acuse, deve evitar abrir.
– Quando recebe emails com anexos duvidosos, geralmente vindo de provedores de serviços, lojas, bancos, etc., analise o cabeçalho da mensagem de modo a verificar se realmente a origem é fidedigna ou não. Em caso de dúvida, nunca deve abrir.
– Para aumentar a proteção do seu email e a segurança da informação, deve desligar as opções de execução de programas Java e JavaScript.
– Verifique sempre a origem e a veracidade das informações que lhe enviam num email antes de o reencaminhar para outras pessoas.
– Sempre que lhe enviarem imagens que estejam armazenadas externamente ao seu email, em vez de virem anexadas, desconfie. Ao clicar e visualizar essas imagens estará a permitir que o remetente consiga descobrir o seu IP, bem como informações sobre o seu computador.
Siga estas dicas e proteja o seu email contra criminosos cibernéticos e ataques informáticos.
Conheça mais dicas para proteger a segurança da informação na Internet no nosso artigo “8 dicas para navegar na Internet com segurança“.