Saiba como reagir durante um assalto
Os assaltos a residências são, infelizmente, uma prática cada vez mais comum na maioria das cidades e localidades. Por essa razão, a procura por um alarme residencial é também crescente. Se está a pensar em instalar um alarme residencial em sua casa, saiba mais como determinar o quer realmente necessita no nosso artigo “Aprenda a determinar as suas necessidades de segurança”.
No entanto, nem todas as pessoas possuem um alarme residencial. E quando isso acontece, o risco de ser assaltado em casa cresce. E se o objetivo do assaltante é roubar bens, nem sempre um assalto a uma residência tem apenas como consequência a perda de bens materiais, já que muitas vezes acontece o habitante estar dentro de casa quando o assalto ocorre. Nestes casos é necessário saber como agir de como a sair ilesos dessa situação. Mas se a maioria dos criminosos tem apenas como intenção levar os bens, por que razão nalguns casos as coisas correm mal, terminando em tragédias? A forma como o assaltado reage tem grande influência no desfecho final.
Para evitar que algo corra muito mal durante um assalto a sua casa, confira as nossas dicas sobre como reagir durante um assalto.
Dicas sobre como reagir durante um assalto
As seguintes dicas servem para qualquer pessoa quando é assaltado dentro de casa, mas também, em qualquer situação semelhante na rua ou noutro local. Confira as nossas dicas sobre como reagir durante um assalto e proteja a sua integridade pessoal.
Dica 1
Caso seja assaltado, nunca reaja. Na realidade, as estatísticas mostram que mais de 80% das vítimas que tentam impedir um assalto foram esfaqueadas ou baleadas. Apesar de nos filmes parecer simples impedir um assalto, na realidade, a maioria das pessoas que o tenta fazer acaba ferido ou morto. E mesmo que tenha a certeza que a sua arma é de brincar, não tente nada, pois não sabe se ele tem um cúmplice.
Dica 2
O criminoso, quando está a assaltar alguém, encontra-se numa situação de grande stress. Como tal, qualquer movimento brusco pode levar a que ele pense que está a ataca-lo, e como tal, ele reagirá atacando primeiro.
Dica 3
Quando o criminoso anuncia que o está a assaltar ou tira a sua arma, não tente fugir. De uma forma geral, a reação do assaltante é atirar sobre a vítima. Como tal, mantenha-se quieto e siga as ordens do criminoso.
Dica 4
Nunca olhe nos olhos do criminoso, pois geralmente isso aumenta os seus níveis se stress e eleva a sua tensão, o que o deixa mais suscetível a reagir.
Dica 5
Depois de iniciado o assalto, fique imóvel, seguindo as indicações do assaltante e deixando sempre as suas mãos visíveis. Se tiver que fazer algum movimento, principalmente com as suas mãos, avise sempre o assaltante para que ele não se assuste e reaja com um disparo. E quando fizer esse movimento, faça-o lentamente de modo a deixar o assaltante calmo.
Dica 6
Nunca tente negociar bens com o assaltante. Siga apenas as indicações, preferindo proteger a sua integridade física aos seus bens.
Dica 7
Quando tiver de falar com o assaltante, faça-o de uma forma calma e ordeira. Faça tudo para que ele se sinta calmo, de modo que o tempo do assalto seja o menor possível. Quando menos tempo estiver com o assaltante, menor o risco de algo correr mal.
Para evitar que seja assaltado em sua casa, o ideal é mesmo contratar uma empresa de segurança e instalar um alarme residencial. O risco de ocorrer um assalto na sua residência diminui drasticamente. Por isso, não hesite e coloque um alarme residencial em sua casa.