8 dicas para navegar na Internet com segurança
A segurança da informação é cada vez mais essencial no mundo virtual em que vivemos. A Internet faz hoje em dia parte da vida da maior parte das pessoas, sendo raríssimas aquelas que não têm no mínimo um endereço de email.
Como tal, são também cada vez mais frequente os crimes informáticos, nos quais criminosos procuram cometer fraudes, roubar dinheiro e senhas, e até, ficheiros pessoais. Como tal, tomar certos cuidados é fundamental para a segurança da informação.
Conheça de seguida 8 dicas para navegar na Internet com segurança.
Dica nº 1
Sempre que entrar num site que necessite de nome de utilizador e senha, como por exemplo o email, o serviço de home banking, ou simplesmente, o seu perfil numa rede social, deve no final sair usando o botão de “Sair” ou “logout”. Isto porque se não encerrou corretamente a sua sessão, qualquer pessoa pode reabrir a mesma página usando esse computador.
Dica nº 2
Existem muitos sites feitos de forma a aproveitar as falhas do navegador, ou então, com vários pop-ups e banners que o tentam convencer a entrar noutros sites, fazer downloads ou registar-se em serviços suspeitos. Evite esse tipo de sites, de modo a preservar a segurança da informação.
Dica nº 3
Se costuma fazer compras online, procure seguir alguns cuidados, de modo a garantir a segurança da sua informação e do seu dinheiro. Saiba mais em “Dicas de segurança para compras online”.
Dica nº 4
Uma das formas que os criminosos virtuais têm para entrar no seu computador é através do downloads de ficheiros. Por isso, preste bem atenção quando estiver a fazer downloads de algum site, para ter a certeza de que não está a descarregar vírus. Uma das formas de o saber é olhando para a sua extensão.
Se esta for estranha, não descarregue. Ou então, se tiver um tamanho demasiado pequeno para a informação em causa. Por fim, antes de abrir, verifique o ficheiro com o seu antivírus.
Dica nº 5
Uma das dicas mais importantes para a segurança da informação é a forma como constrói as suas senhas. Passwords simples, com nomes, números de telemóvel, datas de aniversário, entre outros, são muito fáceis de serem descobertas.
Por isso, aposte numa mistura de números, letras e símbolos especiais, de modo a tornar as suas senhas mais difíceis de serem descodificadas. Além disso, mude-as frequentemente.
Dica nº 6
Muitas pessoas não se preocupam muito com as atualizações dos seus softwares e dos navegadores que usam para usar a Internet.
No entanto, estando constantemente a surgir novos vírus e formas de ultrapassar a segurança dos navegadores, é essencial usar sempre os softwares mais atuais, com correções das falhas anteriores.
Dica nº 7
Uma das formas mais comuns de passar malwares é através do sistema de mensagens das redes sociais. Sem o saber, muitos utilizadores veem o seu sistema de mensagens enviar uma mensagem com um link para sites maliciosos ou vírus.
Por isso, caso receba um link suspeito, evite entrar nele sem antes confirmar com a pessoa que o enviou. O mesmo se aconselha no caso de emails com links estranhos.
Dica nº 8
Esta é uma dica óbvia para a segurança da informação, mas mesmo assim, descurada por muitas pessoas. Tenha sempre um antivírus atualizado, garantindo que este tem atualizações automáticas definidas.