Lista das principais fraudes online

No mundo digital em que se vive atualmente, a segurança deixou de ser um tema apenas para residências e locais físicos.

Na realidade, a maioria dos bens e dados pessoais estão em locais acessíveis através da Internet, e como tal, se não estiverem protegidos por medidas de segurança adequadas, podem cair nas mãos erradas. A segurança da informação é por isso hoje em dia algo de grande importância.

Mas se os métodos de segurança da informação são essenciais para manter fundos e dados protegidos, também é verdade que os cyber criminosos estão sempre à procura de rodear essas medidas de segurança, usando para isso fraudes onde acabam por ter a “colaboração” dos próprios envolvidos.

Como tal, é fundamental conhecer quais os métodos fraudulentos atuais de modo a estar prevenido e não cair nesses engodos, e dessa forma, garantir a segurança da informação e dos seus dados. De seguida poderá conhecer uma lista das principais fraudes online. Confira.

Principais fraudes online

Principais fraudes online

A lista que apresentamos de seguida possui métodos fraudulentos muito utilizados no mundo inteiro, incluindo Portugal e Brasil. Confira as principais fraudes online e como funcionam.

– Emails de instituições bancárias

Provavelmente já terá alguma vez recebido um email de um determinado banco a pedir para atualizar os seus dados ou confirmar os seus códigos. Este tipo de emails são fraudulentos, já que nenhum banco pede este tipo de atualizações ou confirmações por email.

– Faturas de registo de marcas

Outra das fraudes online que procuram furar a segurança da informação e do seu dinheiro são as faturas de registo de marcas. Neste caso, a fraude consiste num email recebido a alertar que a marca de uma determinada empresa tinha sido comprada, e caso quisessem reavê-la, teriam que pagar um valor em dinheiro.

– Boleto de registo de domínio

Para quem tem um domínio .com.br, uma das fraudes online mais frequentes é o recebimento de faturas de empresas a fazer-se passar pelo site registro.com, a cobrar o valor da renovação do domínio.

– Phishing

Nesta fraude o criminoso lança “iscas” de modo a tentar roubar informações sigilosas. Leia e fique a conhecer as 8 dicas para navegar na Internet com segurança.

Além destas fraudes online, há ainda outras que procuram penetrar na segurança da informação e dos seus dados, como por exemplo o roubo de identidade ou as oportunidades de emprego fictícias, entre outros.

Todo o cuidado é pouco. Se seguirmos estas dicas pelo menos conseguimos reduzir o risco e a exposição a que nos sujeitamos ao navegar pela Internet. Consulte os artigos sobre Dicas de Segurança Digital →