Dicas Segurança Digital
Numa era em que o digital faz parte do dia-a-dia de milhões de pessoas, a segurança digital torna-se cada vez mais importante. Facebook, Instagram, Fourscare, Twitter, entre outras aplicações, fazem agora parte do dia-a-dia da maior parte das pessoas que gostam de se relacionar socialmente, principalmente no mundo virtual, mas isso requer ainda mais cuidados a ter.
Apesar da grande maioria serem usados apenas para a vertente social, ultimamente tornaram-se também uma excelente ferramenta para uma procura séria de emprego, permitindo assim ter dupla função, o que em termos práticos significa que a segurança deve ainda ser redobrada para que não ocorram sérios problemas no futuro.
Estas ferramentas devem ser utilizadas com muito cuidado, não confundindo a vertente social com a profissional, evitando partilhar demasiadas informações pessoais para o público em geral e mais importante ainda, proteger ao máximo a identidade da pessoa, principalmente no que diz respeito ao roubo. A era digital permite que haja uma espécie de rastro de informações que pode levar até ao roubo de identidade, por isso existem alguns cuidados e algumas regras que os utilizadores devem seguir de forma a praticar e garantir a sua segurança digital.
Dicas para uma boa Segurança Digital
Fique a conhecer algumas das dicas mais importantes, mas ao mesmo mais simples de seguir, para que a sua segurança digital não seja de forma alguma colocada em questão.
Excesso de informações pessoais
A verdade é que o social networking tem vindo a tornar-se quase uma obsessão para grande parte das pessoas, partilhando informações dos locais onde estão ou vão estar, com as pessoas que estão, dados concretos, colocando assim em causa a sua própria segurança.
Existem ainda informações que não devem de forma alguma partilhar com ninguém, mesmo que sejam pessoas de confiança, como por exemplo os seus dados bancários ou a sua morada completa. A protecção desses dados vai impedir o roubo de identidade que poderia até acontecer, em casos extremos, ou a segurança física que por vezes é colocada em questão. Assim, não partilhe a sua data de nascimento, a morada completa, o seu número de telefone pessoal (se usar a Internet para o lado profissional, tenha um número diferente), a cidade onde nasceu ou até mesmo os seus hábitos mais rotineiros.
Cuidado com as opções de privacidade
A grande maioria dos websites de hoje em dia, assim como as aplicações sociais, têm configurações de privacidade muito levianas o que em termos práticos significa que as suas informações estão ligeiramente expostas a pessoas que tenham interesse em procurar.
Nestes casos, é importante que saiba que não é obrigado a aceitar a configuração que o website lhe dá por defeito, sendo que deverá procurar as suas definições de privacidade, conseguindo assim limitar quem é que pode ver as suas informações pessoais.
Cuidado com o lado profissional
São muitas pessoas as que usam a Internet para trabalho, mas nem por isso a segurança digital deve ser descurada. Assim, não deve colocar o seu currículo completo online, já que assim daria todas as informações necessárias para o roubo de identidade, ou simplesmente o uso dessas para pedidos de empréstimos ou chegar até às suas senhas. Assim, se usa a Internet para o lado profissional, deverá fazer apenas um apanhado histórico sobre o seu trabalho no passado, assim como algumas informações relativamente ao tipo de trabalho que procura e às suas qualificações base.
Desconfie de todos, confie em muito menos
A natureza humana é extremamente desconfiada, porém no mundo online são muitas as pessoas que acabam por confiar demasiado em alguém, mesmo sem as conhecerem ou simplesmente porque estas demonstram algum tipo de amabilidade. Este tipo de situações é muito comum nas redes sociais, após alguns contactos, são muitos aqueles que denominam outros de amigos, quando na realidade nem sequer se conhecem pessoalmente.
Assim, para sua segurança digital, é importante que não forneça informações a ninguém, não clique em links que estranhos lhe enviem ou entrem em websites que não saibam o conteúdo, caso contrário podem estar a colocar em causa todos os cuidados tidos anteriormente.