Localização e posicionamento do sistema de videovigilância
Ao decidir instalar um alarme residencial há vários aspetos a ter em conta, nomeadamente os aparelhos que pretende incluir no seu sistema de segurança.
Um dos itens mais habituais é a videovigilância. Não faz parte no kit básico, mas pode ser uma mais valia para o aumento da segurança da sua casa e dos seus residentes.
Se pretende instalar um sistema de videovigilância em sua casa então tenha o cuidado de planear muito bem todos os passos. Um dos pontos a ter em conta é a localização e posicionamento das câmaras. Saiba mais.
Fatores a ter em conta na instalação de um sistema de videovigilância
Há alguns pontos a que deve dar atenção ao decidir instalar um sistema de videovigilância na sua casa ou no seu prédio. Por exemplo, se a ideia é instalar num prédio, numa decisão tomada conjuntamente com os restantes moradores, é importante que se defina à partida quem irá vigiar o prédio com o recurso a este sistema.
Se existir um porteiro, será este. Caso não exista, o sistema poderá servir para prevenir através da dissuasão, ou mais tarde, servir de prova contra alguém que tenha tentado assaltar o condomínio. Pode também contratualizar-se a sua monitorização com uma empresa de segurança.
Seja como for, é importante instalar o mínimo de câmaras necessárias, de modo a facilitar a vida a quem tenha a tarefa de monitorizar as imagens. Os locais mais críticos, nos quais deve apostar, incluem hall de entrada, garagem, entradas de corredores e escadas, entre outros.
Como tal, é fundamental que as câmaras instaladas estejam bem localizadas e corretamente posicionadas. Dessa forma garante a eficácia máxima do sistema instalado para o seu alarme residencial.
Para descobrir o local exato deve antes definir o que pretende vigiar. A partir daí, deve calcular o ângulo, altura e posição da câmara.
Instalar uma câmara de alarme residencial numa área interior
Ao contrário das áreas externas, onde as mudanças de luz ao longo do dia tornam a escolha do local e posicionamento corretos mais difíceis, a instalação de uma câmara no interior é bem simples.
Como a iluminação é estável ao longo do dia (evite zonas com luz direta do sol durante o dia ou holofotes), tem apenas escolher o foco da câmara, definir a altura, posição e ângulo, e instalar.
Geralmente estas câmaras têm uma distância de 2 a 6 metros entre a sua posição e o local que estão a monitorizar.
Instalar uma câmara de alarme residencial numa área externas
A instalação, localização e posicionamento de uma câmara exterior é um pouco mais complexo que numa área interna. Estando no exterior, a câmara tem de estar preparada para chuva, vento e a luz do sol.
Por essa razão, quando comprar um sistema de videovigilância, garanta que o material para o exterior estará devidamente protegido, de modo a evitar que se estrague facilmente, mas também, para assegurar o seu funcionamento contínuo.
Para instalar as câmaras exteriores de um alarme residencial deve ter em conta alguns cuidados. Tal como no interior, deve começar por definir o local a ser monitorizado.
De seguida, escolher a melhor posição, de modo a apanhar toda a região pretendida, mas sem estar exposto diretamente à luz do sol.
Dessa forma garante a qualidade da imagem e a durabilidade do aparelho.
Saiba mais sobre os sistemas de câmaras para o seu alarme residencial no nosso artigo “Sistema de Videovigilância”.