A evolução e a importância dos alarmes de segurança

Como acontece com toda a tecnologia, também os alarmes de segurança têm evoluído ao longo dos anos. Felizmente, esta evolução traduz-se na melhoria do seu desempenho e eficácia. Os primeiros modelos de alarmes de segurança disparavam quando um ponto específico de uma habitação era aberto, por exemplo uma porta ou uma janela. Hoje, o funcionamento destes sistemas de segurança é completamente diferente, beneficiando-nos a todos nós. A procura incessante de novas tecnologias e a grande competitividade que a indústria dos sistemas de proteção apresenta é positiva para todos os que procuram proteger as suas habitações.

Atualmente, a importância dos alarmes domésticos já é reconhecida pelos diversos intervenientes do mercado imobiliário. Encontrar casas novas, já equipadas com avançados sistemas de segurança, já não é uma novidade e reflete o maior relevo atribuído hoje à segurança.

Enquanto que no passado a instalação de um sistema de alarmes de segurança tinha o inconveniente de exigir a passagem de fios por diversos pontos de uma casa, atualmente isso já não acontece. Isto significa também que já não é necessário contratar uma empresa especializada para proceder à instalação de um sistema de segurança.

A possibilidade de optar por alarmes sem fios veio dispensar a necessidade de partir paredes, para fazer os fios atravessarem a habitação. Este era, sem dúvida, o grande inconveniente de instalar um sistema de alarmes no passado.

Agora, qualquer pessoa pode proceder à instalação do seu próprio sistema de segurança. Com alguma paciência e vontade de aprender é possível encontrar toda a informação necessária para a construção de um sistema de vigilância caseiro. A implementação de alarmes de segurança sem fios é relativamente simples e acessível. A possibilidade de instalar os alarmes de forma gradual, escolhendo primeiro os pontos mais sensíveis de cada habitação, torna todo o processo ainda mais simples. Na prática, podemos afirmar que os alarmes de segurança estão hoje democratizados, uma vez que a maioria das pessoas consegue suportar o custo da sua instalação.

Também já é possível termos os sistemas de segurança das nossas residências diretamente ligados ao nosso computador ou smartphone, garantindo que seremos alertados assim que houver uma ocorrência. Isto permite enfrentar as viagens com outro estado de espírito, sentindo que os nossos bens estão seguros.

Os modelos de segurança mais avançados oferecem funcionalidades como deteção de movimentos e imagens térmicas. As câmaras de segurança podem perder eficiência no escuro, mas um dispositivo de imagem térmica deteta o calor corporal, o que pode ser complementado com a deteção de movimento. É difícil que qualquer intruso consiga contornar estas duas funcionalidades.

Atualmente, as possibilidades são tantas, que escolher um sistema de alarmes de segurança pode ser uma tarefa difícil. Os modelos mais avançados podem ser particularmente dispendiosos, mas asseguram um grau de segurança elevadíssimo. Para quem não pretende fazer um investimento avultado, existem alternativas mais económicas, que também garantem um bom grau de proteção. Tecnologia de ponta não tem que ser obrigatoriamente a resposta para todas as situações.

Antes de escolher a melhor solução de proteção para o seu caso, é necessário procurar responder a várias questões: o que se pretende proteger, uma casa, um escritório, um armazém? Quantas entradas existem no espaço a proteger? Qual é o orçamento disponível para investir na segurança do espaço?

A partir das respostas que deu a estas questões, é possível fazer uma triagem inicial, o que vai facilitar a escolha de uma boa solução para a sua situação específica.

Desde os primeiros modelos de alarmes de segurança, que só alertavam quando uma porta ou janela era aberta, até aos modernos sistemas de deteção, compostos por imagens térmicas e sensores de movimentos, a motivação mantém-se a mesma: assegurar que pessoas e bens estão em segurança.