Utilizar o botão de pânico como alarme residencial
Nos dias que correr as preocupações com a segurança é cada vez maior. É por isso crescente o número de pessoas a procurar soluções para o seu dia-a-dia, com as quais possa sentir-se mais seguro e garantir a proteção de bens e pessoas, como um alarme residencial, cercas elétricas, botões de pânico, entre outros.
Uma das ferramentas que pode ser bastante útil, não só para lojistas ou porteiros, mas também para moradores, é o botão de pânico. Provavelmente já ouviu falar deste termo mas ainda não sabe muito bem o que é. Neste artigo poderá saber o que é e para que serve o botão de pânico. Confira.
Botão de pânico
O botão de pânico no fundo é isso mesmo: um botão em que se carrega quando há uma situação de pânico, o que neste caso significa uma intrusão ou assalto. Assim, o botão de pânico é um equipamento instalado geralmente num local discreto e não visível, no qual o lojista, porteiro ou morador possa clicar e avisar alguém ou acionar um alarme.
Este pode ou não estar associado a um alarme residencial. O objetivo é claro: inibir a ação do intruso, obrigando-o a abortar o assalto.
Como funciona o botão de pânico
Após acionar o botão de pânico, várias coisas podem ocorrer mediante a sua escolha de equipamento. Assim, se o botão de pânico estiver associado a um alarme residencial com monitorização, a empresa de segurança irá tomar as providências necessárias para a sua segurança, nomeadamente dirigir-se ao local ou avisando as autoridades.
Além disso, caso o pretenda, esse botão pode também fazer disparar um alarme sonoro que faça o intruso retirar-se. Esta última opção não obriga a uma associação ao alarme residencial.
O botão de pânico tem que ser acionado manualmente, sendo instalado em locais de fácil acesso mas ao mesmo tempo discretos, de modo a que o intruso não se aperceba da ação do morador ou do responsável pela segurança desse determinado local. Há ainda modelos sem fios que podem ser transportados.
Tem um alarme residencial? Saiba como o tornar mais eficaz no nosso artigo “Como tornar o seu alarme residencial mais eficaz”.