Alarme Residencial – Segurança com Eletricidade

Atualmente, no que a sistemas de segurança diz respeito, todas as soluções que não estejam ligadas à eletricidade, seja por fio, seja por bateria, podem ser consideradas arcaicas e pouco fiáveis.

Assim, à partida, chegamos à conclusão que praticamente qualquer sistema atual integra aquilo que se chama de segurança com eletricidade. Sistema de alarme residencial, detetores, cancelas, vídeo vigilância, etc., são tudo soluções dependentes de energia elétrica.

Contudo, há ainda outras opções de segurança, que utilizam a eletricidade de uma forma mais assertiva. Falamos de barreiras eletrificadas, que além de terem um efeito de persuasão bem maior que uma simples placa a indicar a proteção de uma casa com um alarme residencial, pode ainda ter um efeito físico que impede a intrusão.

Conheça de seguida os métodos mais utilizados hoje em dia de segurança com eletricidade.

Alarme Residencial – Segurança com Eletricidade

Opções de segurança com eletricidade

Apesar de a maioria das casas não adotarem estas opções mais drásticas, há muitas situações onde elas são extremamente úteis. Condomínios, casas de luxo, empresas, etc., têm assim uma forma mais segura de proteger os seus bens.

Afinal, quanto maior o valor, maior a atração. E naturalmente, maiores terão que ser os cuidados com a proteção e segurança. Conheça de seguida como usar os métodos eletrificados num alarme residencial ou na proteção de uma empresa.

Barreiras de segurança eletrificadas

Com o aumento da criminalidade, são cada vez mais os cuidados que muitas casas de luxo, condomínios ou áreas comerciais têm com a proteção das suas entradas. Assim, barreiras físicas comuns são em número cada vez menor, sendo substituídas por barreiras convencionais, mas com exigências de segurança maiores.

Este upgrade surge através da aplicação de eletricidade nestas barreiras, tornando estas proteções mais eficazes.

Cercas elétricas

As cercas eletrificadas são talvez o método mais conhecido. Estas barreiras elétricas, pela sua natureza, têm contudo regras bem definidas para serem instaladas. Assim, antes de mais, se pretende instalar cercas eletrificadas como complemento ao seu alarme residencial, terá de contratar uma empresa devidamente licenciada para o efeito.

Além disso, há várias regras que têm de ser cumpridas, nomeadamente no que diz respeito à altura (mínimo 2 metros em Portugal, e 2,5 no Brasil), amperagem, descargas elétricas, limpeza à volta, sinalização, etc. É importante lembrar que este tipo de cercas tem como principal função dissuadir o infrator e não a sua punição.

Concertinas eletrificadas

Este tipo de soluções é ainda mais eficiente que as cercas eletrificados das, tornando um alarme residencial ainda mais eficaz na proteção dos bens. Isto ocorre, pois além da corrente elétrica, as concertinas possuem ferros bem pontiagudos e afiados, em várias direções, que tornam este sistema mais eficaz e à prova de intrusão. Este produto pode ser comprado separadamente da cerca elétrica, juntando ambos na instalação, sendo esta a opção mais comum.

Contudo, há já concertinas eletrificadas, que estão já preparadas para a passagem da corrente elétrica. Este é o método mais eficaz entre as várias opções de segurança com eletricidade.

Naturalmente que, apesar da eficácia destes métodos de dissuasão e de proteção, isso não significa que deva descurar as restantes valências do alarme residencial.

É importante proteger a sua casa com detetores de movimento, videovigilância, entre outras soluções, devidamente ligadas a uma central, para uma pronta intervenção em caso de intrusão.

Saiba mais sobre o posicionamento das câmaras de videovigilância no nosso artigo “Localização e posicionamento do sistema de videovigilância“.