Dicas de segurança da informação para utilizadores do WhatsApp

Uma das aplicações mais populares nos dias que correm é o WhatsApp. São hoje em dia poucos os utilizadores de smartphones que não tenham instalada esta aplicação e que não a utilizem para comunicar de forma gratuita com outros utilizadores.

Seja a nível pessoal, social ou profissional, o WhatsApp tornou-se uma ferramenta considerada indispensável para muitos milhões de pessoas.

Contudo, como em tudo que seja muito popular e implique troca de informações, também o WhatsApp é cada vez mais algo de criminosos digitais.

É por isso muito importante salvaguardar a segurança da informação durante a utilização desta aplicação. Para o ajudar a proteger a segurança da informação do seu smartphone, daremos aqui um exemplo de como esta aplicação pode ser alvo de um golpe, e ainda, algumas dicas de segurança na utilização do WhatsApp.

segurança da informação - whatsapp

Exemplo de golpe no WhatsApp

Um dos exemplos mais comuns de como os criminosos digitais utilizam esta aplicação para ter acesso a informação pessoal é o seguinte: uma mensagem de um número de um utilizador desconhecido para si a oferecer um cupão com um determinado valor para gastar numa rede de lojas conhecidas.

Esta suposta promoção tem, como é óbvio, várias condições. Assim, geralmente é solicitado que, para ter direito à “promoção”, tem de partilhar a mensagem com um determinado número de utilizadores do WhatsApp.

De seguida, é pedido nome completo e endereço de mail. Estes dados, em conjunto com a foto do utilizador exposta na aplicação, serão usados pelos criminosos digitais para enviar phishing, malwares ou spam. Como vê, é um golpe simples, mas no qual muitos utilizadores do WhatsApp caem.

Para evitar que a segurança da informação pessoal seja comprometida, é importante conhecer algumas dicas. Confira de seguida dicas de segurança da informação para utilizadores do WhatsApp.

Dicas de segurança da informação para utilizadores do WhatsApp

Os criminosos digitais estão cada vez mais sofisticados e subtis, tornando para o utilizador ser mais difícil identificar possíveis golpes. No entanto, seguindo as seguintes dicas, é possível salvaguardar a segurança da informação do seu smartphone. Confira.

– Sempre que for abordado por uma pessoa desconhecida no WhatsApp a oferecer qualquer tipo de prémio, não acredite. Ao longo dos tempos o que eles oferecem vai se alterando, mas no fundo, é sempre algo que atrai e aguça a ganância de cada pessoa. Sejam cupões de dinheiro, promoções, tecnologia, carros, etc., não acredite.

– Você pode colocar uma password no seu WhatsApp. Para poder ter esse recurso de segurança da informação basta descarregar o WhatsLock ou o WhatsApp Lock.

– O WhatsApp é uma aplicação na qual os seus utilizadores podem ter a função de guardar automaticamente todos os vídeos e fotos recebidas durante uma conversa. No entanto, para aumentar a segurança da informação, essa função deve estar desativada. Para isso entre no menu e clique em “Opções de Conversas”. De seguida, basta desativar o “Download automático de mídia”.

– Na aplicação WhatsApp existe a opção de ocultar as suas informações e foto do perfil para pessoas que lhe sejam desconhecidas. Para isso, entre no menu “Privacidade”. Clique em editar a “Foto do Perfil” colocando “Ninguém”. Limite à sua lista de amigos. Dessa forma, mesmo que um desconhecido tenha acesso ao seu número, ele não conseguirá ver a sua foto.