Como escolher uma senha segura e não a esquecer

Nos tempos que correm, a segurança da informação reveste-se de cada vez maior importância. Já lá vai o tempo onde as preocupações de segurança se limitavam à intrusão em residências, lojas ou empresas, sendo hoje em dia a informação virtual também um dos maiores alvos de criminosos e burlões.

Como tal, e tendo em conta que atualmente a grande maioria das pessoas tem contas em sítios online, contas de email ou até mesmo, de gestão das suas contas bancárias, é essencial saber proteger a segurança da informação. Uma das medidas mais importantes para manter a proteção dos seus dados é escolher uma senha forte e segura.

Para saber como proteger as suas passwords, consulte o nosso artigo “Dicas para proteger as suas senhas”.

Como escolher uma senha segura

Contudo, ter uma senha forte e diferente para cada uma das suas contas é algo que por vezes se torna complicado, pelo risco de esquecimento. Para o ajudar a escolher uma senha segura e não a esquecer, deixamos de seguida algumas dicas. Saiba mais.

Escolha de uma senha segura

Muitas pessoas, na tentativa de lembrar-se facilmente das suas senhas, cometem erros que podem vir a revelar-se fatais para a segurança da informação das suas contas.

Senhas fáceis ou senhas iguais para todas as contas são “soluções” adotadas por muitos utilizadores, que os tornam mais suscetíveis de serem “hackeados”. Claro que criar senhas seguras e complicadas e escrevê-las num papel pode também não ser a solução ideal, pois se essa informação cair nas mãos erradas, ficará igualmente em risco.

Como tal, para o ajudar, deixamos aqui uma técnica que lhe permitirá criar senhas seguras e fáceis de se lembrar. Saiba mais sobre como escolher uma senha segura e manter a segurança da informação.

Leia esta senha com atenção: s1p1e4s5m2a311. Complicada, certo? Até conseguir decorar uma senha como esta iria demorar algum tempo, e se tivesse várias idênticas, então aí seria quase impossível. Mas a verdade é que ela pode ser fácil de ser lembrada. Confira de seguida como é que esta senha foi construída:

Passo 1 – Comece por pensar numa frase famosa ou que seja especial para si. Por exemplo: “Ser poeta é ser mais alto…”

Passo 2 – De seguida, pense numa sequência de números que você conhece bem. Por exemplo, o número do cartão de cidadão: 11452311.

Passo 3 – Depois de definida a frase e a sequência de números, faça o seguinte: separe as primeiras letras de cada palavra da frase e os algarismos do número. Fica assim s,p,e,s,m,a e 1,1,4,5,2,3,1,1.

Passo 4 – Por fim, misture ambas, alternando letras com números. Como há mais números que letras, alterne e no final, coloque os restantes números seguidos. Assim, fica s1p1e4s5m2a311. Para qualquer outra pessoa, é impossível descobrir esta senha.

Como vê, agora que já sabe como fazer, lembrar-se desta senha já não é assim tão complicado, pois não?

O segredo para conseguir criar senhas seguras e lembrar-se delas é seguir sempre esta técnica. Assim, você sabendo qual a frase e qual a sequência de números para determinada senha, rapidamente se lembra da senha.

Se quiser, pode ainda tornar mais difícil, usando por exemplo a primeira e a última letra de cada palavra, acrescentar símbolos, alternar maiúsculas e minúsculas, etc. Deve é escolher uma lógica e segui-la.

Siga estas dicas e comece já a proteger a segurança da informação e a manter as suas contas livres de intrusos.