Alarme residencial – sensores eletrónicos internos

Um sistema de alarme residencial é constituído por vários elementos, entre os quais a central, o comunicador telefónico, e ainda, sensores eletrónicos internos. Estes últimos têm a função de detetar movimento e assim acionar o alarme residencial. Saiba mais sobre estes elementos de um sistema de alarme residencial.

Alarme residencial - sensores eletrónicos internos

Sensores eletrónicos internos

Os sensores eletrónicos internos são equipamentos que têm por objetivo detetar a invasão ou presença de pessoas em áreas interiores de uma residência. Caso isso ocorra, os sensores comunicam este facto à central de alarme, acionando todo o sistema. Existem vários tipos de sensores eletrónicos internos num sistema de alarme residencial. Antes de mais, a comunicação entre os sensores eletrónicos internos e a central pode ser sem fio (wireless) ou com fio (hardwired). Existem depois vários tipos de sensores eletrónicos internos, cada qual com uma função mais específica. Conheça de seguida os tipos de sensores eletrónicos internos de um sistema de alarme residencial.

Sensores de vibração

Este sensor é mais adequado para áreas envidraçadas e grandes janelas. O seu funcionamento consiste na deteção da vibração causada pelo impacto sobre a área protegida. Mesmo que o vidro não seja partido, o sensor irá comunicar na mesma à central do sistema de alarme residencial. Estes sensores eletrónicos internos podem no entanto criar alguns falsos alarmes, devido a dias de muito vento, especialmente quando o equipamento não é grande qualidade.

Sensores de ruídos

Este tipo de sensor, geralmente colocados junto a áreas envidraçadas, deteta a frequência do som de quebra de vidro ou pancada, comunicando-o à central de alarme. É muito útil em lojas com grandes vitrines.

Sensores magnéticos

Estes sensores eletrónicos internos são utilizados em janelas e portas, tendo como função detetar a sua abertura ou arrombamento. O seu funcionamento é muito simples, já que consiste na ligação entre dois elementos através de um íman. Quando esses dois elementos se afastam, este sensor comunica à central do sistema de alarme residencial.

Sensores volumétricos (de movimento)

Estes sensores eletrónicos internos são dos mais populares nos sistemas de alarme residencial, sendo utilizados dentro de casa para detetar movimento numa determinadas área que se pressupõe não ter ninguém. Dessa forma, estes sensores eletrónicos internos detetam movimentos estranhos, comunicando-o à central.

Entre os vários sensores volumétricos, existem os seguintes no mercado:

Para escolher os sensores eletrónicos internos mais adequados para o seu sistema de alarme residencial, o ideal é conversar com o profissional que vai instalar esse sistema.

Todos estes sensores eletrónicos internos são úteis, havendo no entanto alguns mais adequados para a sua casa que outros. Tenha isto em consideração na hora de escolher o seu alarme residencial.